Nunca um alimento fez tanto barulho como o pão fez no Big Brother Brasil 22. Isso porque o vencedor da edição, Arthur Aguiar, ficou conhecido por comer o alimento, fazendo até com que seu fã clube fosse chamado de padaria.
Mas, afinal, por que um alimento tão comum na mesa dos brasileiros se tornou tão polêmico? Na verdade, o que chamou a atenção dos telespectadores foi a gula do participante, que comeu vários pães, sendo que, aqui fora, ele costuma seguir dietas rigorosas.
Mayra Cardi, Arthur Aguiar e o pão
Durante a participação no Big Brother Brasil 22, grande parte do público conheceu a esposa do ator e cantor Arthur Aguiar. Mayra Cardi também é uma ex-BBB, porém, agora é uma influencer, famosa por divulgar hábitos saudáveis e voltados para o emagrecimento nas redes sociais.
Antes de entrar na casa mais vigiada do país, Arthur Aguiar havia perdido 9 kilos com a ajuda de Mayra. No entanto, a participação dele no Big Brother 22 foi bem diferente do que se esperava, quando o assunto é estilo de vida saudável.
Em vez de se alimentar apenas de alimentos saudáveis e naturais, o participante protagonizou vários momentos de gula intensa, principalmente com o pão. Entrando na brincadeira, Mayra Cardi, que é conhecida por ser radical com relação à saúde e boa forma, passou a chamar o marido de “pãozinho” e disse que o programa não deveria deixá-lo comer tanto do alimento.
Porém, a influenciadora revelou que entendeu o porquê o marido estava comendo daquela forma. Segundo ela, o estresse vivido dentro da casa e a saudade das pessoas que ama foram os motivos que levaram Arthur a descontar na comida.
Pão não é vilão
Fora da casa, o pão também tem sido chamado de vilão. O primeiro motivo é o preço. Por conta da Guerra na Ucrânia, todo o mundo está com dificuldades de manter os preços do trigo, que é o principal ingrediente do alimento.
No caso do pão francês, a diferença costuma ser ainda mais assustadora. Na capital paulista, por exemplo, uma unidade chega a custar mais de R$ 1,10. Por isso, uma alternativa tem sido optar pelo pão de forma que, de acordo com este Folheto do Atacadão, sai por R$ 5,29 e pode render mais de sete lanches ou até ser consumido por fatia.
Além do mais, a questão das calorias é outro ponto que assusta muitos consumidores. Um pão do tipo francês tem aproximadamente 300 calorias, enquanto uma fatia de pão de forma com casca conta com 78 calorias. Devido ao ganho calórico que podem ter, quem deseja emagrecer ou manter a boa forma deixa de consumir o produto.
Porém, vale notar que a maior parte dos médicos e nutricionistas não proíbe o consumo do pão ou de outra massa, como macarrão e pizza. Os especialistas dizem que o importante é ter equilíbrio. Não adianta se alimentar bem durante o dia e de noite comer quatro pedaços de pizza, por exemplo.
Passar vontade também não é o caminho. Quando uma pessoa é privada de consumir algo durante muito tempo, é mais provável que tenha descontrole quando puder comer. Talvez esse seja o caso pelo qual passou Arthur Aguiar que, depois de fazer uma dieta rigorosa, pode comer pão e outros alimentos calóricos nas festas do Big Brother Brasil.
Depois que saiu da casa, a esposa de Arthur disse para o público que o marido ganhou três quilos no confinamento. É importante lembrar que, apesar de a alimentação não ter sido tão equilibrada na casa, o participante estava sempre na academia e nunca deixou de se exercitar enquanto estava no programa.
A pergunta que fica para todos é: será que Arthur Aguiar voltará a consumir os pãezinhos que tanto amava? Ele e a esposa já brincaram que sim. Mas certamente não será para fugir das emoções, apenas para apreciar o alimento.